O processo de adição de categorias em carteiras de habilitação é possível e indicado para condutores já habilitados apenas em carro ou moto, porém, exige um pouco de paciência do condutor, pois é necessário realizar aulas e provas práticas.
Adicionar uma nova categoria na habilitação, seja a categoria A ou a categoria B, exige a realização de aulas práticas e prova prática.
Em seguida, é necessário realizar as aulas práticas e, por último, a prova prática para provar que está apto a receber a nova adição da categoria em sua habilitação de motorista.
Caso seja aprovado, o Detran realiza a adição e ao invés de ter uma carteira de motorista A ou B, o condutor terá a carteira de CNH na categoria AB, comprovando a liberação para conduzir motos e também carros.
Para isso, é necessário contar com uma escola de CFC e uma empresa de autoescola credenciada ao órgão do Detran para garantir que todo o processo seja feito de maneira legal e o resultado, seja efetivo para o condutor.
Todo o processo de adição pode ser evitado se caso o futuro condutor decidir retirar as duas carteiras de motorista em um só processo e de uma só vez, já que é possível optar por essa escolha também.
À procura de autoescola para fazer a adição de categorias em sua CNH?
Com a Auto Escola Podium - Centro de Curso de Capacitação de Condutores de Carro e Moto você consegue realizar as provas práticas para ser aprovado no processo de habilitação de CNH, seja para carros ou motos.